14.6.08

A culpa é do Fidel!


Fiquei curiosa pra assistir o filme quando soube que a diretora era Julie Gravas, filha do famoso cineasta grego Costa Gravas, realizador de dois clássicos do cinema político pós 68: "Z", sobre a ditadura na Grécia e Missing sobre a interferência americana no golpe que derrubou Allende, no Chile. Estes filmes me marcaram fortemente, por terem conseguido despertar minha consciência sobre o mundo que nos governa.

Sobre o que falaria a filha? Sobre o mundo de seu pai idealista, pela perspectiva da filha, criança, que não entendia muito bem as motivações da época.

A culpa é do Fidel é um filme ao mesmo tempo melancólico e alegre. Retrata um mundo aparentemente ultrapassado, mas com questões tão atuais. Para quem viveu aquele tempo, e ainda cultiva algum sentimento, é uma deliciosa experiência. Para quem é mais jovem, uma ótima oportunidade de entender as contradições de uma época. Para quem é idealista, uma boa razão.

Como diz o Globo em sua crítica, boa parte do encanto do filme está na atuação impecável da menina Anna (Nina Kervel-Bey), personagem central da história. O roteiro é excelente, os diálogos e contradições extremamente reais.

Muito bom.

Mais detalhes? Leia a crítica do Globo
La Faute à Fidel, França/Itália , 2006
veja o trailer

Nenhum comentário: