Em um momento do mundo que não se fala de outra coisa na mídia que não seja a gripe suína, o Jardineiro Fiel é um filme que volta à minha mente. Para quem não teve a oportunidade de assistir o filme, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e baseado no romance de John le Carré, um especialista em conspirações, é um alerta sobre os métodos usados pela industria farmaceutica mundial. Tendo como base a história do casal formado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz, ele funcionário do governo inglês na Africa, ela uma ativista política que é assassinada por representar um perigo pelas suas descobertas.
Filmes assim, que neste caso embora seja ficção é quase um documentário, nos dão ao final uma sensação de enjôo de estômago. E inevitavelmente nos perguntamos: que mundo é esse?
A direção de Fernando Meirelles busca uma fotografia em tons realistas, que junto à trilha sonora, nos levam a uma relação emocional com a causa. Um belo filme.
As ações dos laboratórios suiços Novartis e Roche, em dia de queda nas bolsas mundiais com os efeitos da gripe suína, tiveram grande valorização.
Globo News, 28 de abril de 2009
Para saber mais: cinema em cena
Nenhum comentário:
Postar um comentário